AMEAÇAS

As ameaças atuais do Rio Vermelho

O Rio Vermelho vem sofrendo diversas ameaças com potencial para comprometer em curto, médio e longo prazo os benefícios ofertados ao sistema socioecológico. De grande importância na vida dos moradores do bairro Rio Vermelho e da cidade de Florianópolis, o Rio proporciona inúmeros e importantes benefícios como, por exemplo a proteção contra alagamentos, a regulação hidrológica da região, paisagem e valor estético, áreas de interesse educacional e científico e como ambiente para recreação.

Entendemos as ameaças como sendo as atividades ou processos humanos que impactaram, estão impactando ou podem impactar o estado dos ecossistemas, da biodiversidade e dos benefícios prestados. Quando falamos de ameaças nos referimos também como as fontes de estresse e pressões, incluindo as mudanças climáticas, conforme preconiza a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) no seu esquema de classificação de ameaças.

Uma forma de compreender os impactos sobre os ecossistemas, biodiversidade e a relação com a oferta e perda de benefícios ecossistêmicos é justamente através da identificação e classificação dessas ameaças.

A lista das ameaças identificadas para o Rio Vermelho se deu por meio de conhecimento empírico do local, pesquisa bibliográfica, validação e proposição durante a Oficina de Integração do Projeto Coalizão Rio Vermelho. A oficina foi realizada em 29 de setembro de 2021 e contou com a presença de dezesseis organizações de diferentes setores da sociedade (poder público e ONGs) que possuem relação com o Rio.

Confira no vídeo a seguir o debate sobre ameaças (a partir dos 30min)

No total foram identificadas vinte e três ameaças que afetam o funcionamento do Sistema Rio Vermelho e colocam em risco a saúde dos ecossistemas e a manutenção da biodiversidade existente no local e como consequência a perda de qualidade de vida e bem-estar humano.

As ameaças aqui identificadas possuem efeitos muitas vezes irreversíveis, dependendo das características e fragilidades de cada ecossistema ou conjunto de espécies que dependem destes espaços para sobreviver, principalmente as que já estão ameaçadas de extinção.

Confira na figura abaixo as ameaças que o Rio Vermelho está exposto.

Diante de tais ameaças foram identificadas e sugeridas quais necessidades de dados, planejamento e ações devem ser executadas para neutralizar e/ou minimizar seus impactos sobre o Rio Vermelho.


  • Levantamento de dados sobre os pontos de emissão de esgoto irregular e

ligações clandestinas na drenagem pluvial

  • Implementação de uma rede de saneamento/ Priorização do bairro Rio

Vermelho no plano integrado de saneamento básico

  • Instalação de pré-filtragem no sistema de drenagem pluvial

  • Desenvolver projeto para reutilização da água da chuva (uso sustentável) para diminuir a drenagem superficial e poluentes carreados para o rio

  • Desenvolver um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas da Mata Ciliar com monitoramento contínuo

  • Ampliar os limites do Parque Estadual do Rio Vermelho para que possa abranger a área da nascente do Rio Vermelho

  • Criar um plano de Incentivos fiscais para áreas privadas recuperadas

  • Realizar fiscalização das ocupações urbanas quanto aos projetos de saneamento individuais e multifamiliares

  • Acionar o CRECI para fiscalizar e orientar os corretores de imóveis com monitoramento e representação aos órgãos de fiscalização

  • Articular com o poder público outros sistemas/metodologias de limpeza da

calha do rio (manualmente) com orientação e capacitação de proprietários

lindeiros e associações comunitárias

  • Capacitar moradores para atuar no combate ao incêndio (brigada

comunitária) com campanha de conscientização da população e

estabelecimento de um plano emergencial de prevenção e combate a

incêndio para o Parque e entorno com integração dos órgãos competentes

(Bombeiros, IMA, Polícia Ambiental), além de implantação de hidrantes na

rodovia

  • Estabelecimento de um programa de conscientização (educação ambiental), engajamento e capacitação para a comunidade e geração de informação sobre os aspecto do Rio Vermelho em geral com foco na prevenção de ameaças

  • Que a proteção do Rio Vermelho seja garantida pelo Plano Diretor evitando que seja planejada qualquer via para veículos automotores na sua região de entorno.

  • Maior integração dos órgão públicos nas três esferas (federal, estadual e municipal)

  • Criar formas para valorização dos órgão públicos

  • Melhorar o incentivo à pesquisa científica


É importante que a comunidade se informe e se envolva para garantir a conservação e recuperação do Rio Vermelho. Participe!