RIO VERMELHO

O Rio Vermelho - Da nascente à foz

O Rio Vermelho está situado no município de Florianópolis, mais precisamente no distrito de São João do Rio Vermelho, região norte da Ilha de Santa Catarina.

Você sabia que o Rio tem uma extensão de 5,5 km desde sua nascente, localizada nas proximidades da Rua da Nascente, num espaço composto por remanescentes de restinga arbórea, dunas e um grande reservatório de água subterrânea?

À medida que se avança na direção de seu curso, que é de norte para sul, o rio vai se alargando e forma grandes áreas alagadas (conhecidas também como banhados) numa planície que tem característica tanto de rio quanto de laguna e por isso é classificada tecnicamente como flúvio-lagunar.

Foto: Todd Southgate

O setor sul do Rio vermelho, numa área de cerca de 2,5 km compreende um canal artificial que começou a ser construído na década de 1960 a fim de drenar suas águas para a Lagoa da Conceição, ou seja, faz parte da Bacia Hidrográfica desta laguna – A Lagoa da Conceição é na verdade uma laguna, pois tem conexão com o mar.

Foto: Todd Southgate

O Rio Vermelho é um dos maiores e mais importantes contribuintes de água para a Lagoa da Conceição, juntamente com o Rio João Gualberto, localizado no mesmo bairro. Os dois rios, que fazem parte da sub bacia norte da Lagoa da Conceição, aportam cerca de 35% de toda água que chega no sistema lagunar e por isso precisam ser considerados nos processos de planejamento e gestão da bacia.

Classificado como perene, o Rio nunca seca apesar de estar em uma região com pouca declividade e ter o solo profundo com grande concentração de matéria orgânica.

Você sabia também que em toda a sua extensão o lençol freático encontra-se bem próximo da superfície e em eventos de chuvas constantes, inunda, forma banhados e funciona como uma grande esponja absorvendo grande parte da água que chega no bairro?

Não podemos esquecer que o Rio Vermelho é um grande sistema natural composto e integrado a outros ecossistemas que são interdependentes como as dunas, e restinga, a floresta ombrófila, o banhado e o aquífero Ingleses. Importante ressaltar aqui, por exemplo, que o aquífero Ingleses abastece com água potável mais de 150 mil pessoas e toda e qualquer ameaça sobre o rio pode ter impactos sobre o aquífero, causando poluição de suas águas e afetando o bem estar e a saúde da população que depende desse recurso.

Foto: Todd Southgate

Também, o Rio Vermelho está situado dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Vermelho e por isso conta com regimes específicos para sua gestão.

Foto: Todd Southgate

Diante do aprendizado sobre algumas características geográficas do Rio Vermelho, podemos concluir que este sistema, com seus ecossistemas típicos, é importante porque evita alagamentos e perdas materiais, permite o lazer e proporciona habitat para muitas espécies que dependem dessas áreas para sobreviver.

Foto: Cadu Fagundes

Quer saber mais sobre os benefícios que o Rio Vermelho proporciona para todos nós? Então não perca o próximo post e apoie a Coalizão pelo Rio Vermelho. Nos ajude a compartilhar as informações sobre o Rio!